O Que Você Precisa Fazer Para Ter Sucesso Em Seu Salão de Beleza

SALÃO DE BELEZAPor mais que a crise econômica tenha afetado direta ou indiretamente os diversos setores da economia brasileira nestes últimos anos, um setor que não tem do que reclamar é o setor da beleza.

Pesquisas revelam que as brasileiras não economizam quando o assunto é aparência, independentemente da classe social. Mesmo em plena crise as agendas dos profissionais da beleza continuam sempre lotadas.

Por outro lado, precisamos entender que, embora muito lucrativo e promissor, este segmento exige uma boa capacidade administrativa e de gerenciamento para evitar o fracasso neste negócio.

Pesquisas apontam que a maioria dos salões que fecham as portas o faz por má administração do negócio, falta de planejamento e de gestão.

Dicas Importantes Para O Sucesso:

Seguindo algumas recomendações de especialistas em gestão de negócio é possível você fazer um bom planejamento e obter excelentes resultados financeiros no segmento de salão de beleza, mas para isso é necessário antes de tudo que você goste do que faz e sinta-se bem com essa atividade.

Se você quer ter sucesso, você tem que agir profissionalmente – não cabe amadorismo neste negócio para quem de fato quer crescer.

O comprometimento é outra peça importante para o sucesso de seu salão. Você precisa cumprir o horário comercial como qualquer outra atividade comercial. Nada de abrir a hora que achar melhor e fechar quando quiser. É fundamental ter disciplina para conquistar a confiança e o respeito de seus clientes.

Você precisar ter ainda pelo menos o conhecimento básico de assuntos tais como legislação relacionada a esta atividade, contratação de pessoal, gestão de equipe, gestão financeira e relacionamento com os clientes.

Uma das maiores dificuldade encontradas especialmente para quem ainda vai abrir seu primeiro salão é em relação à locação do imóvel. É essencial levar em conta um local que seja de fácil acesso, de preferencia onde haja facilidade para estacionar os carros de suas clientes e que tenha outros comércios no entorno – o que vai ajudar muito para que seu salão torne-se conhecido mais rapidamente.

Por outro lado não esqueça que, se você ainda está começando, isto significa que você não tem uma carteira de clientes formada que possa te garantir uma rende fixa mensal, então neste caso, é mais conveniente que você busque por um imóvel cujo valor de aluguel caiba dentro de seu orçamento de despesas fixas, sem comprometer outras despesas mensais que você vai ter.

Em relação ao estoque de materiais, uma boa gestão aqui é essencial para evitar desperdícios ou investimentos desnecessários. Com a grande demanda de ofertas de produtos para o setor e a facilidade na aquisição destes produtos, não faz mais sentido ter um estoque grande.

O recomendado é que você tenha um estoque enxuto de forma a fazer a reposição de acordo com a demanda. Não menos importante é ter todas as despesas do seu negócio rigorosamente controladas afim de evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

Características Básicas de Um Salão Atraente:

De forma simples e práticas vamos apresentar a você algumas características que diferencia um salão comum de um salão atraente onde as pessoas gostam de estar:

Comodidade e aparência: Seu salão precisa ser um espaço que transmita sensação de bem estar, então não descuide do conforto e da aparência do local. Uma boa iluminação também é fundamental.

Receptividade: Tenha sempre postura cordial e espontânea. Seja gentil e educada com suas clientes. Um sorriso pode ser seu melhor cartão de visitas.

Credibilidade e Confiança: Ofereça sempre serviços de qualidade e diferenciados. Seja transparente e honesto com seus clientes.

Segurança: Suas clientes precisam sentir-se seguras em relação aos produtos que estão sendo utilizados, as técnicas que estão sendo aplicadas e acima de tudo, a questão da higienização do ambiente, dos equipamentos e dos materiais utilizados durante os procedimentos.

Preços e Condições de Pagamento: Pratique preços compatíveis com o nível de seu público alvo. Ofereça condições e opções diferentes de formas de pagamentos que facilite a vida de suas clientes.

Atualize-se sempre: Este é um mercado de tendências. Suas clientes sempre vão querer aquilo que está em moda no momento. Para isso você precisa estar atualizada para não perder clientela e para manter suas clientes sempre satisfeitas.

Surpreenda sempre: Leve sua cliente sempre além de suas expectativas iniciais. Esta é uma forma poderosa de criar relações duráveis para o seu negócio.

Lembre-se: Sua clientela é seu maior ativo:

O fracasso de boa parte dos salões e outros empreendimentos que fecham as portas está na inobservância de fatores aparentemente simples porem fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Propor serviços diferenciados e inovadores em relação a seus concorrentes, tratar bem sua clientela buscando sempre satisfazer seus anseios e expectativas e ter uma equipe altamente qualificada não só nas questões técnicas, mas especialmente no atendimento, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Tudo que seu cliente busca quando sai de casa para ir ao seu estabelecimento é ser bem tratado. Um salão que pratica estes fundamentos certamente cai na graça das pessoas e estas mesmas pessoas acabam por difundir seu trabalho para amigos e parentes, podendo desta forma aumentar consideravelmente sua carteira de clientes.

Cative Sua Clientela:

Algumas atitudes aparentemente simples, porém eficazes, podem diferenciar você de seus concorrentes e torná-la numa referencia no segmento que você atua:

• Enviar um cartãozinho em datas comemorativas tais como aniversário, natal, passagem de ano e coisas do tipo.

• Oferecer brindes personalizados tais como canetas, bloquinhos de anotações, calendários e outras coisas do gênero.

• Promover um rodízio de serviços com preços diferenciados em datas comemorativas.

• Oferecer um serviço de cortesia para quem adquirir determinado “pacote” de serviços. Neste caso o ideal é oferecer como cortesia um serviço que sua cliente ainda não utilizou.

• Promover o dia da beleza. Isto poderá ser feito por meio de um sorteio mensal à suas clientes mais fieis ao seu serviço. Ela poderá ganhar um determinado tratamento ou um kit de material.

Bom… essas são algumas das dicas simples, mas não menos poderosas que, se levadas a sério, podem fazer uma enorme diferença nos resultados de seu negócio.

Esperamos que você tenha gostado.

Se você quiser aprofundar no tema, recomendamos que você baixe gratuitamente nosso e-book:

“7 Dicas Infalíveis Para Se Ter Um Salão de Sucesso”.

Temos certeza que o conteúdo deste livro digital poderá te ajudar em muitos aspectos na melhora da performance de seu salão. Boa sorte!

 

Equipe Vivants Hair

Quer ter a linha de produtos Vivants Hair em seu salão? Preencha o formulário abaixo com seus dados que teremos o imenso prazer em enviar nosso material informativo:

10 comentários em “O Que Você Precisa Fazer Para Ter Sucesso Em Seu Salão de Beleza

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *